Manter na Própria Empresa ou Realizar Outsourcing de MRO

O desenvolvimento de processos de Outsourcing de TI com contratos de manutenção de equipamentos terceirizados (MRO) está se tornando um método cada vez mais relevante para as empresas manterem seus ativos.

Em geral, há três abordagens para a gestão da manutenção de equipamentos: in-house (na própria empresa), híbrido (um percentual na própria empresa e o restante terceirizado) e outsourcing completo de MRO. Como estes processos podem ser aplicados a medida da evoluções pontuais e particularidades de cada empresa, as suas aplicações são únicas.

O que é MRO: Manutenção, Reparação e Operações envolvem processos de conserto ou reparo de qualquer tipo de equipamento. Também inclui a realização de ações de rotina com objetivo de manter ou restaurar um dispositivo para que possa desempenhar a função requerida e em aderência as características técnicas do fabricante.

Dentro destes processos de rotina destacam-se: manutenção preventiva e manutenção programada, com o objetivo de prevenir problemas que possam surgir, aumentar a vida útil do equipamento, reduzir o tempo que o equipamento fica sem utilização, com reflexo direto na melhoria de ROI e Reduções de Custos de forma direta e indireta.

Podemos destacar algumas das principais vantagens e desvantagens da terceirização de manutenção de equipamentos de TI, com especial referência aos seguintes fatores: custo, qualidade do trabalho, obtenção de conhecimentos, ferramentas, equipamentos e tecnologia, redução de riscos e foco da gestão no core business.

Vantagens

Redução de Custos: O controle de custos é uma questão essencial para a maioria das empresas e segmentos de mercado. Com isso a Terceirização surge não apenas como oportunidade, mas principalmente como necessidade para uma efetiva redução de custos nas empresas.

Os salários e extensão de benefícios (assistência médica, férias, treinamento) da equipe tem se tornado onerosos para as empresas subsidiarem.

Por outro lado os custos de contratação são absorvidos pelo processo de Outsourcing.

Uma empresa de Outsourcing de MRO assume além dos encargos trabalhistas diretos e indiretos, outros passivos financeiros associados com os funcionários.

Desta forma a necessidade de redução de custos é realizada de forma rápida.

Flexibilidade, experiência e qualidade do trabalho: Uma empresa de Outsourcing de MRO pode fornecer flexibilidade na entrega com uma equipe com nível técnico adequado e com habilidades para uma solução mais rápida, frente as suas demandas e necessidades, com custo e investimento de tempo menor.

Por outro lado fazer isto em casa (na própria empresa), o acesso ao conhecimento e habilidades pode ser insuficiente ou não tão facilmente disponível.

A experiência de realizar Outsourcing em MRO também irá impactar positivamente a qualidade do trabalho que está sendo realizado, pois a e empresa (Outsourcing) fornece a flexibilidade para utilizar os serviços especializados, conforme necessário, em vez de incorrer nos custos de desenvolvimento de competências internas que não são necessários, de forma permanente ou contínua.

Questões de pessoal: Na maioria dos casos, quando um cliente terceiriza completamente a sua função de MRO, as questões de recursos humanos, ações disciplinares tornam-se a responsabilidade da empresa de Outsourcing de MRO. Ex.: atividades internas, como folha de pagamento, tempo de manutenção, relações de trabalho, RH, benefícios, são tratadas pelo contratado, liberando o a contratante a gestão destas atividades.

Ferramentas, equipamentos e tecnologia: Uma empresa de Outsourcing de MRO pode fornecer pessoal com conhecimento no uso da tecnologia mais atual, sem a necessidade da empresa contratante assegurar-se que a formação do pessoal de casa está sendo realizada, ou ainda o custo de aquisição da tecnologia/ equipamento.

O mesmo vale para ferramentas e equipamentos especializados, em que a empresa de Outsourcing de MRO seria obrigada a fornecer ferramentas e equipamentos para realizar o trabalho necessário.

Foco principal negócio: Outsourcing de MRO permite a empresa possa se concentrar em suas proficiências centrais e os objetivos críticos para conduzir o seu negócio.

Desvantagens

Perda de controle: realizar um processo de terceirização da função de MRO pode ser rentável, mas há restrições, como a incapacidade do fornecedor gerenciar e instruir a força de trabalho. Outro exemplo é o que pode ser difícil para um prestador de serviços satisfazer todas as necessidades do cliente, tais como a flexibilidade de pessoal ou disponibilidade de customização dentro das expectativas do cliente. Além disso, o cliente e o fornecedor podem ter abordagens diferentes, estilos de gestão e filosofias, que pode levar ao conflito. A empresa de Outsourcing de MRO deve se antecipar a estas situações e se colocar como uma facilitadora para as urgências, endereçando as soluções adequadas dentro dos critérios de serviços contratados de MRO.

A rotatividade do pessoal: funcionários da casa tendem a ter mais anos de serviço que aos funcionários de fornecedor e conhecer o negócio e suas expectativas melhor. Resta a empresa de Outsourcing de MRO ter processos de negócio que absorvam rapidamente as necessidades das empresas e atendam às suas expectativas de forma que atinjam os resultados esperados.

Redundância em funções de gestão: Os papéis podem ser duplicados dentro de uma organização cliente e fornecedor. Papéis e responsabilidades de sobreposição pode levar a ineficiências nos processos de negócio e contribuir para o aparecimento de fluxo de trabalho ineficazes, criando prioridades conflitantes e confusão de responsabilidades e execução de atividades. Para isto é necessário que a empresa contratante tenha uma gestão de interface sólida com a empresa fornecedora de MRO, e esta tenha processos claros e objetivos para atender aos acordos de níveis de serviço contratados.

Tempo de resposta: A empresa contratante deve equilibrar as necessidades do negócio contra a decisão de terceirizar serviços de MRO, negociando um tempo de resposta aceitável. Uma vez que um maior tempo de resposta equivale a mais tempo de inatividade e perda de produção, este tempo de resposta deve ser claramente definido no contrato, ou a empresa de contratante pode ser incapaz de cumprir as suas metas e objetivos.

Conclusão: Outsourcing de MRO não significa abdicação de responsabilidades de gestão, pelo contrário, a terceirização requer gestão de pessoal dedicados tendo como apoio ferramentas de CMMS*, onde uma análise crítica dos processos de negócio é necessária para mapear as necessidades e viabilidades, aproveitando todo o escopo de oportunidades para execução de Outsourcing de MRO.

* CMMS: Sistema Informatizado de Gestão de Manutenção. Um sistema CMMS é um software de computador que ajuda as equipes de manutenção manter um registro de todos os ativos que são responsáveis, agendar tarefas e atualizações para manter registros históricos do trabalho que executam.

 

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