Outsourcing em Serviços de TI: as razões, os riscos e benefícios 

Como proprietário de uma pequena ou média empresa, você provavelmente já investiu muito tempo pensando como terceirizar alguns setores do seu negócio.

Os benefícios da terceirização parecem realmente muito óbvios, sendo elogiados por especialistas em vários setores como a resposta para reduzir e otimizar os custos para as funções de negócios.

Hoje realmente é possível você pode ter uma empresa inteira sem precisar contratar diretamente um único funcionário, investindo em tecnologia.

Com isso a tecnologia da informação além de se enquadrar em todas os benefícios do processo Outsourcing, é fator essencial para que as empresas consigam real diferencial em seus negócios.

O Outsourcing em Serviços de TI além de poder realmente reduzir os custos pode ser um importante fator estratégico para sua empresa, alavancando resultados diferenciados.

Mais algumas dúvidas podem surgir a respeito do Outsourcing em Serviços de TI. 

O que está por trás do Outsourcing em Serviços de TI? Quais tipos de negócios e empresas que costumam tomar o caminho do Outsourcing em Serviços de TI? Quais aspectos de negócio não são tão facilmente quantificados e poderiam ser alvo de Outsourcing em Serviços de TI?

Inicialmente para entrar um pouco mais fundo nas questões de Outsourcing em Serviços de TI deveremos focar em 3 aspectos principais: Razões, Riscos e Benefícios. 

As Principais Razões para realizar Outsourcing em Serviços de TI

  1. Reduzir e controlar custos operacionais.Quando você terceiriza pode eliminar os custos associados à contratação de um empregado, tais como controle de gestão, formação, seguro de saúde, impostos diretos e indiretos relacionados aos custos do vínculo empregatício, planos de aposentadoria etc.
  2. Melhorar o foco da empresa.Não é nem prático, nem possível ser um “pau para toda obra”. A terceirização permite que você possa se concentrar em suas competências essenciais, enquanto a outra empresa se concentra nas suas.
  3. Tenha acesso a recursos excepcionais.Seu retorno sobre o investimento (ROI) é muito maior quando você realiza Outsourcing em Serviços de TI com uma empresa especializada nas áreas que você precisa. Em vez de apenas o conhecimento de uma pessoa, você se beneficia da experiência coletiva de uma equipe de profissionais de Serviços de TI.

Empresas de Serviços de TI terceirizados normalmente exigem uma equipe de TI com formação adequada e certificações da indústria também.

  1. Recursos internos gratuitos para outros fins.Você pode ter pessoas na sua empresa que são muito boas com computadores, mas muito provavelmente não estão focando no trabalho que foram contratadas para fazer. Se estes funcionários estão gastando o tempo fora do foco principal do seu negócio, quem está fazendo isto?

O Outsourcing em Serviços de TI permite que você possa reter os seus funcionários para o foco do negócio da sua empresa, em vez de desperdiçar seu tempo em coisas em que um profissional terceirizado treinado pode fazer melhor e por um custo menor.

  1. Os recursos não estão disponíveis internamente.Por outro lado, talvez você não tem alguém na sua empresa, que pode gerenciar suas necessidades de Serviços de TI, e contratar um novo funcionário não está no orçamento.

Assim realizando o Outsourcing em Serviços de TI pode ser uma alternativa viável, tanto no curto, quanto no longo prazo.

  1. Maximizar os benefícios da reestruturação.Quando você está reestruturando sua empresa para melhorar os custos, qualidade, serviços, ou ainda velocidade de atendimento, suas funções de negócios não-essenciais podem ficam em 2º. plano. Mas estas funções também são importantes para se negócio e não podem ser deixadas de lado, e precisam ser tratados.

O Outsourcing em Serviços de TI é uma forma ideal para fazer isso. Consegue ao mesmo tempo atender sua necessidade de reestruturação, reduzir custos e ter alguém cuidando com foco paras as suas necessidades que não são o core do seu negócio.

  1. Função de negócio difícil de gerir ou fora de controle. Este é definitivamente um cenário perfeito para ser tratado por especialistas em Outsourcing em Serviços de TI, podendo fazer grande diferença no resultado final.

Mas não cometa o erro de pensar que você pode esquecer o problema, agora que ele está sendo tratado por especialistas. Você ainda precisa estar envolvido mesmo depois do controle sobre a função ter seu controle retomado.

  1. Reduzir o risco.Manter-se atualizado com a tecnologia necessária para executar o seu negócio é caro e demorado. Empresas de Outsourcing em Serviços de TI trabalham com vários clientes e precisam manter-se sobre as melhores práticas da indústria, e normalmente sabem o que é certo e o que não é. Esse tipo de conhecimento e experiência reduz drasticamente o risco de implementação de uma decisão errada, reduzindo significativamente seus custos com Serviços de TI. 

Os Riscos 

Toda vez que você dá a alguém a responsabilidade por um aspecto do seu negócio, seja uma nova contratação interna ou um fornecedor externo terá risco envolvido.

Podem surgir algumas questões: Será que estou contratando a pessoa ou empresa correta para fazer o trabalho? Será que eles vão fazer o que eles devem fazer? Como eles vão se “encaixar” com os funcionários ou departamentos existentes? Estas são as perguntas que a maioria dos proprietários de pequenas e médias empresas têm ao contratar um novo funcionário ou fornecedor.

Assim os donos de empresas precisam considerar prós e contras na terceirização de TI, e cientes dos seguintes riscos:

  1. Algumas funções de TI não são facilmente terceirizadas.A partir das tarefas simples que os funcionários fazem todos os dias, podem tornar-se complexas quando automatizadas, com isso pode afetar toda a organização. Assim certifique-se que os fornecedores externos estão qualificados para cuidar de suas maiores necessidades.
  2. O controle pode ser perdido.Os críticos argumentam que um fornecedor externo nunca será tão eficaz como um funcionário em tempo integral que está sob a mesma gestão como outros funcionários. Outras preocupações incluem a confidencialidade de dados e recuperação de desastres. No entanto ter um funcionário com conhecimento técnico e seja um elo de gestão entre a empresa e a equipe de TI terceirizada pode ser fundamental.
  3. A moral dos funcionários pode ser afetada.Isto é particularmente verdadeiro se você vai estar demitindo funcionários para substituir suas funções de trabalho com uma empresa terceirizada. Outros funcionários podem se perguntar se o seu trabalho está em risco também.
  4. Você pode ficar “travado”.Se o fornecedor não documentar o seu trabalho em sua rede e sistema, ou se você teve que comprar um software proprietário, você pode ter a impressão de ficar “amarrado” e não conseguir flexibilidade que necessita.

A maioria desses riscos podem ser evitados se você souber o que procurar em um fornecedor de serviços de TI, e fazer as perguntas certas.

As recompensas 

Se você ainda tem dúvidas se precisa terceirizar e o que terceirizar, existem de fato muitas motivações para realizar o Outsourcing em Serviços de TI.

  1. Acesso à tecnologia com menor custo.Você deve ter notado a rapidez com que software e hardware se torna obsoleto nesta indústria. Como é que uma pessoa da equipe vai manter-se atualizado com tudo? Terceirização dá-lhe o benefício de ter mais do que apenas um profissional de TI. E já que é a competência central da empresa terceirizada, pode ainda dar boas recomendações onde é melhor para colocar seu investimento com o melhor resultado.
  2. Redução de custos.O Outsourcing em Serviços de TI proporciona reais benefícios financeiros, compra a granel, opções de locação de hardware e software, bem como o cumprimento potencial com as regulamentações fiscais.
  3. Alta qualidade da equipe.Uma vez que é a sua principal competência, um fornecedor de serviços de TI podem contratar pessoal com qualificações e certificações específicas. Como não é a especialidade da sua empresa, você pode não saber o que procurar, quando contratar alguém para estar na equipe em tempo integral, de modo que você pode contratar a pessoa errada para o trabalho.
  4. Os fornecedores de serviços de TI têm vários recursos disponíveis para eles, assim sua equipe interna pode ter recursos e capacidades limitadas.
  5. Redução de turnover.Usando os serviços de uma empresa de Outsourcing em Serviços de TI sua empresa poderá exigir o resultado para que sua equipe interna foi contratada, assim poderá estabelecer um melhor relacionamento com seus funcionários, deixando que eles façam o que sabem fazer de melhor, e que eles foram contratados para fazer. 

 

Agora que você já viu os riscos e benefícios associados com o Outsourcing em Serviços de TI para sua empresa, não há muito o que pensar. Se você optar por terceirizar ou contratar internamente, uma coisa é certa, você deve saber como gerenciar relações de trabalho bem-sucedidas com os fornecedores de serviços de TI.

Assim é importante que tenha em mente:

  • Procure sempre formar e comunicar claramente as metas e objetivos do seu projeto ou relação comercial.
  • Tenha uma visão estratégica e um plano para o seu projeto ou relacionamento.
  • Selecione o fornecedor em Outsourcing em Serviços de TI adequado por meio de pesquisas e referências.
  • Insistir em um contrato ou plano que inclui todas as expectativas do relacionamento, especialmente o aspecto financeiro.
  • Manter uma comunicação aberta com todos os indivíduos e grupos afetados.
  • Reagrupar o apoio e envolvimento dos tomadores de decisão envolvidos.

 

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