O que é Custo Total de Propriedade (TCO)? 

O Custo Total de Propriedade (TCO), em inglês Total Cost of Ownership, é uma análise significava para descobrir todos os custos ao longo da vida que se seguem para manter certos tipos de ativos.

Por esta razão o TCO é às vezes chamado análise de custo do ciclo de vida.

É claro que aquisição de propriedade traz custos (diretos) de compra, mas a propriedade também pode trazer custos indiretos e substanciais para os processos de Operação, Implantação, Instalação, Atualização e Manutenção dos mesmos Ativos.

Para muitas situações e tipos de aquisições, análise de TCO encontra uma diferença muito grande entre o preço de compra e os custos totais do ciclo de vida, especialmente quando vistos ao longo do período de propriedade, ou seja o fluxo de caixa para manter aquele ativo.

Não é de hoje que empresas que compram ou gerenciam sistemas de computação têm tido um grande interesse em TCO, levando em conta as diferenças do custo inicial e ao longo do ciclo de vida.

Este por sinal foi o argumento utilizado (análise de TCO) pelos concorrentes da IBM na década de 80, para ilustrar como o ambiente (hardware/software) de computação da IBM eram excessivamente caros ao longo de 5 anos.

Hoje, a análise de TCO é usada para apoiar decisões de aquisição e de planejamento para uma ampla gama de ativos que trazem custos significativos de manutenção ou operação em toda a vida de propriedade.

Assim o Custo Total de Propriedade análise (TCO) é o centro das atenções quando são necessárias decisões para aquisição de TI (hardware/software), máquinas, equipamentos, etc.

Análise de TCO para esses tipos de ativos é de fato uma preocupação central, considerando:

Orçamento e planejamento.

Gestão de Ativos

Ciclo de vida.

Priorizando as propostas de aquisição de capital.

Seleção de fornecedores.

Decisão de Locar ou Comprar

 

Análise TCO abrange a vida propriedade, mas quanto tempo é este ciclo de vida?

Custo de análise de propriedade tenta descobrir todos os custos óbvios e todos os custos “ocultos” de propriedade em todo o ciclo de vida de propriedade ou de vida completo da aquisição.

Normalmente, no entanto, não há espaço para julgamento e opiniões diferentes em relação a vida útil adequada para analisar. Ao especificar a “vida de uma propriedade” ou ciclo de vida, os proprietários podem muito bem tomar conhecimento de várias outras “vidas” que poderem estar dentro da necessidade de análise ou em vista:

  • Vida depreciável: o número de anos em que um ativo será depreciado. Em todos os anos desta vida, uma despesa de depreciação é calculada (como prescrito pelas leis locais fiscais e normas de contabilidade), o que reduz o rendimento reportado durante a criação de uma poupança fiscal. Geralmente considera-se 5 anos para bens duráveis.
  • A vida econômica: o número de anos em que a aquisição consegue ter retorno de valor para o proprietário, considerando os custos de possuir, operar e manter. Quando esses custos excedam os retornos, a aquisição está além de sua vida econômica.
  • Vida útil: o tempo (número de anos) que a aquisição irá ser útil em serviço.

 

 

 

A Lince Soluções em Tecnologia é uma empresa com soluções diferenciadas e personalizadas para a atender as empresas que fornecem serviços em Outsourcing em Suporte em Serviços de TI. Somos especializados em reparos de equipamentos e módulos, desenvolvemos linhas de staging de produtos e equipamentos que necessitam customizações e atualizações, contamos ainda com parceiros e know-how para reciclagem de equipamentos obsoletos.

Adotamos um perfil de atendimento personalizado com foco nas necessidades dos nossos clientes, líderes em seus segmentos de atuação.

Conheça a Lince Soluções em Tecnologia

Saiba Mais