Vantagens em realizar outsourcing de serviços de TI

Sua empresa quer maximizar as receitas e minimizar as despesas? Quer ter acesso a serviços e pessoas com habilidades especializadas? Quer que sua empresa tenha mais tempo para se concentrar no seu core business? Quer ter elasticidade operacional sem aumentar infraestrutura ou custos operacionais? Quer economizar dinheiro, tempo e infraestrutura?

Se sua resposta for sim a qualquer uma ou todas as perguntas acima, você pode estar interessado em outsourcing de serviços de TI, onde tem apresentado ao longo do tempo reconhecidas vantagens estratégicas, podendo potencializar as vantagens competitivas da sua empresa.

  • Aproveite a boa relação custo-benefício:obtendo acesso a serviços de alta qualidade a um preço rentável, talvez seja a vantagem mais direta que sua empresa pode obter com o outsourcing de serviços de TI.
  • Perceba um incremento seu negócio:outra vantagem do outsourcing de serviços de TI é o aumento da margem operacional, com consequência direta e positiva nos resultados da empresa: aumento de lucros, produtividade, nível de qualidade, de valor e desempenho de negócios e muito mais. O outsourcing de serviços de TI pode ajudar sua empresa a ver um aumento em quase todos os aspectos do seu negócio.
  • Redução de Custos: você pode economizar em todos os aspectos do seu negócio e aumentar seus lucros, possibilitando o aumento de receita:
    • Economia:
      • Tempo, esforço, infraestrutura e mão de obra.
      • Desde que você não tem que investir em infraestrutura, você também pode reduzir custos em investimentos fixos desnecessários.
      • O outsourcing de serviços de TI elimina o ônus da mudança ou a manutenção de infraestrutura.
      • Despesas de capital.
      • Custos de treinamento, porque você não tem que investir em mão de obra.
      • Investimento em tecnologias caras (hardware/software), com alta curva de depreciação e necessidade de substituição em prazo curto.
  • Tenha acesso a serviços especializados: sua empresa pode ter acesso a especialistas e serviços qualificados. Esta vantagem tem sido também um grande motivador pelo qual várias empresas tem optado pela outsourcing de serviços de TI.

A função que você quer terceirizar na sua empresa pode não ser a sua principal competência, mas você pode encontrar um parceiro de outsourcing de serviços de TI, que é especializada nesse processo de negócio em particular.

O seu parceiro de outsourcing de serviços de TI será capaz de fornecer serviços mais proficientes. Este é mais um benefício do outsourcing de serviços de TI, porque se você executar todos os seus processos de negócio em casa, provavelmente não será capaz de fornecer serviços especializados e qualificados aos seus clientes.

Através do outsourcing de serviços de TI sua empresa pode utilizar de forma potencializada as habilidades e competências em serviços e tecnologia diferenciados e verticalizados, possibilitando alcançar eficiência e qualidade que talvez nunca poderia realizar fazendo tudo em casa.

O outsourcing de serviços de TI pode fornecer essa vantagem a sua empresa.

  • Concentre-se mais em seu core business:uma das grandes vantagens do outsourcing de serviços de TI é que a sua organização estará livre para se concentrar em seu core business. Ao terceirizar todas as suas funções não essenciais, seus funcionários podem ser mais bem aproveitados e você será capaz de ver um enorme crescimento em seu negócio.
  • Fazer entregas mais rápidas aos clientes: outra vantagem da outsourcing de serviços de TI é que sua empresa poderá realizar entregas mais rápidas aos seus clientes. O seu parceiro de outsourcing de serviços de TI será capaz de fornecer resultados mais rápidos, e sua empresa por sua vez será capaz de fazer entregas rápidas para os seus clientes. Entregas mais rápidas também podem ajudar sua empresa a economizar tempo e reduzir custos.
  • Maior satisfação do cliente:com entregas ajustadas as necessidades de seus clientes, com serviços de alta qualidade sua empresa pode impressionar seus clientes. O outsourcing de serviços de TI pode ajudá-lo a beneficiar-se de uma maior satisfação dos seus clientes, podendo permanecer fiéis à sua organização.
  • Maior eficiência:outra vantagem do outsourcing de serviços de TI é o aumento da eficiência. Suas funções non-core business serão realizadas de forma eficiente por seu parceiro de outsourcing de serviços de TI, enquanto suas principais funções podem ser realizadas de forma eficaz em casa. Assim você pode alcançar a eficiência global e ver um aumento em seus lucros.
  • Dê ao seu negócio uma vantagem competitiva: outsourcing de serviços de TI pode ajudar sua organização a obter uma grande vantagem competitiva no mercado. Sua empresa também pode ter acesso a serviços especializados para diferentes processos de negócio, fornecendo aos seus clientes a melhor classe de serviços. Com o outsourcing de serviços de TI realizado de forma estratégica pode possibilitar que sua empresa tenha uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Como visto acima existem muitas formas reconhecidas de justificar ações de outsourcing de serviços de TI em sua empresa, porém este processo de outsourcing de serviços de TI deve ser realizado de forma estruturada e estratégica, aproveitando todas as possibilidades de sinergias operacionais, com reais ganhos de escala. O outsourcing de serviços de TI tem possibilitado as empresas de todos os portes alcançarem níveis de qualidade de serviços nunca antes vista, alguns pontos são importantes serem mencionados para que sua empresa conquiste estes benefícios do outsourcing de serviços de TI.

Foco no cliente: o parceiro de outsourcing de serviços de TI deve atender as necessidades de tarefas com foco na sua organização, entender seu modelo de negócio e potencializar o relacionamento de sua empresa com seus clientes, possibilitando a criação de um campo fértil para que sua empresa possa realizar novos negócios com seus clientes.

Importante: o seu parceiro de outsourcing de serviços de TI precisa estar pronto para quando sua empresa necessitar de elasticidade de demanda operacional, para que tenha continuidade no negócio sem solavancos ou interrupção de entregas por falhas na operação do parceiro de outsourcing de serviços de TI.

Qualidade de Serviço: um contrato com o apoio de níveis de serviços (SLA) deve ser considerado, para que seja mensurável entre as partes o nível de serviço que deverá ser praticado, com atribuição de parâmetros, metas e processos de evolução contínua de qualidade, dentro de custos adequados. Um dos erros mais comuns quando é firmado um contrato de outsourcing de serviços de TI é ter foco apenas em redução de custos, sem considerar níveis adequados de qualidade dentro da estratégia de outsourcing de serviços de TI. As empresas têm que considerar que as duas ações podem seguir juntas (custos e qualidade), desde que seja respeitado o equilíbrio financeiro do contrato firmado entre as partes.